20/06/2010

COPA DO MUNDO 2010 E O RAP

2010. Ano da Copa do mundo de futebol. Expectativa também para a copa do mundo no Brasil.
Ano das vuvuzelas. Ô desgraça. (como os jogadores conseguem se concentrar no jogo?)

Tudo para. Parece feriado. Pessoas na rua em pleno inverno paulistano. Engraçado, não vejo esse povo na rua o ano todo, e parece que o centro ferve nessa época de copa.

Longe de mim criticar essas festividades "espontâneas" da copa do mundo, onde todo mundo se adora. Até porque, há poucas festividades que reunem tantas pessoas felizes (ou tristes dependendo do time). Nem mesmo o natal consegue isso. As pessoas confraternizam e independente pra que, isso é importante.

Mas venho aqui falar sobre algumas curiosidades entre a musica rap e o futebol.

Recentemente tivemos uma divulgação de um som que o Pregador Luo gravou em homenagem ao Kaka. E esse tipo de homenagem não é rara, já que em outros mundiais houveram "hinos" gravados, e inclusive pelos próprios jogadores. Em 2006, Marcelo D2 gravou um som para o Ronaldo. Essa musica do marcelo, chegou a entrar pra faixa do cd oficial da fifa.E tivemos ai uma parceria grande entre Brown e Blue com a nike, produzindo um cd na parceria do rap com o esporte (sem relação com a copa, mas com o esporte)

 Segundo Pregador em entrevista pra folha, não está interessado nas vendas do cd, e também não mencionou participação de kaka nessas vendas. Mas o fato é que o kaka lançou em seu twitter o som.

Temos ainda a charge do rap do maradona, disponivel no link abaixo, mas não entendi qual a moral e a graça.   -   http://charges.uol.com.br/2010/06/18/copa-do-mundo-rap-do-maradona/

Enfim, várias citações, várias produções com intuito de sobressair na copa. Talvez o mais interessante deles seja o som gravado por  15 mcs, de diversos países, e tendo como representante o brasileiro Eli Efi, ex-integrante do grupo DMN. Quem quiser o som World Cup, basta fazer download ou escutar on-line no link abaixo.

http://nomadicwax.bandcamp.com/track/world-cup

A música "Copa do Mundo" é o primeiro realizado desta forma e explora as complexidades e controvérsias deste acontecimento histórico: a primeira Copa do Mundo sendo realizada na África. Segundo a The Economist, os sul-africanos estão reclamando sobre o "giro" de grana envolvida em um mundial, a baixa participação de custos da Fifa e a África do Sul com a maior parte dos custos." Legendary Sul Africano emcee Emile YX (Black Noise Crew ) usou a música World Cup como uma oportunidade para responder o que está acontecendo atualmente em sua cidade natal de Cape Town.  "Vamos pagar a "conta do mundial" só para que eles coloquem o  pé na bola." Emile e 15 outros artistas de diversos países, incluindo Itália, Brasil, África do Sul, Marrocos e Trinidad-Tobago, entre outros,se uniram para explorar muitas das controvérsias, benefícios e armadilhas da histórica Copa do Mundo 2010 na África do Sul. 



E a Copa no Brasil está chegando. Será diferente? O quanto o Brasil está disposto a pagar, e o que o povo brasileiro vai receber com a chegada do evento? Podemos estar presentes nessas discussões?

Conclusões? Ficam a parte...

0 comentários: