11/08/2010

E POR FALAR EM CLEOPATRA JONES

Cleópatra Jones


A heroína que deu estilo ao movimento black dos anos 70
Por Fênix 
      

Cleópatra Jones não é apenas uma memorável heroína afro-americana do cinema hollywoodiano dos anos 70. Ela representa luta, afirmação e resgata todas as mulheres guerreiras, especialmente as de origem africana.
      A personagem faz parte de um marco político e artístico negro: o movimento Blaxploitation, que fez com que o negro passasse a dirigir, produzir e atuar em seus próprios filmes, não ficando à mercê do mercado cinematográfico hollywoodiano. O termo Blaxploitation (Exploração negra) faz referência aos filmes trash (Exploitation) dos grandes estúdios da década de 60, que, segundo os ativistas afro, exploravam demais os atores negros, que recebiam salários bem menores que atores brancos.
      Cleópatra Jones foi um símbolo da afirmação. Foi uma grande conquista para o negro norte-americano ter sua vida retratada na música e no cinema, o que acontece a partir dos anos 60.
      Cleópatra surge como protagonista: é uma policial inspirada em Angela Davis, ativista e investigadora da CIA que defendia questões raciais e de gênero. Com as revoltas armadas e revoluções culturais da década de 70, diversos grupos político-sociais surgiram para proteger a comunidade negra de racistas e para garantir seus direitos civis.
      Com cabelo autenticamente afro (black power), diversos acessórios e roupas coloridas, Cleópatra Jones também é associada ao Movimento Black Power, atuante principalmente nas décadas de 60 e 70, pós-segregação racial de luta pelos direitos civis dos afro-americanos.
      Seu nome pode surpreender inicialmente. Mas, diferente de como a rainha é retratada tradicionalmente nos filmes, Cleópatra Jones afirma sua identidade e origem egípcia, ou seja, africana.
 
LINK OUÇA : Theme from Cleopatra Jones (Joe Simon)
Créditos
Fotos: Hugo Curti
Maquiagem: Zito
Modelos: Alessandra Loyola, Jackson e João Paulo Macedo
Produção: Fênix e Paula Macedo


  

                                                              

0 comentários: