22/08/2010

TRANÇANDO IDÉIAS

Trançar os cabelos é uma arte milenar africana trazida ao Brasil e tradicionalmente transmitida de mãe para filha
: Fênix e Grupo Ubuzima 
    

Qual mulher negra não lembra de quando nossas mães puxavam nossas cabeças para elaborar esses penteados? Só que agora está na moda!
   

Desde a década de 60, quando muitos países africanos estavam sendo descolonizados, há uma mobilização mundial pela valorização da África. O resgate da sua estética é visto com cada vez mais interesse e importância.

    Nisso se inclui o uso de acessórios e roupas coloridas, mas é no penteado que essa afirmação fica mais evidente. O cabelo crespo livre (Black Power) ou trançado fazem parte da história e da cultura africana. E os mais diversos tipos de penteados e tranças vêm sendo criados nos últimos anos por artistas como as trançadeiras e artesãs do grupo Ubuzima, que divulga e promove a arte das tranças e sua história.

    Cada tipo de trança tem sua origem, seu significado e sua função. É memória, auto-estima e resgate cultural. É pura arte na cabeça! 


Tranças nagô, tranças soltas, tererê ou Dread?


    A trança nagô é feita junto ao couro cabeludo e permite a criação de vários desenhos. Os tererês são penteados em que linhas coloridas são enroladas sobre tranças soltas, que podem variar de comprimento e de largura. As tranças soltas já foram chamadas erroneamente de rastafári, que é uma religião e os adeptos dela. Em sua maioria, eles usam dreadlocks, os emaranhados de cabelo que parecem tubos.
 
Créditos: Lívia Buchelle (fotografia), Zito (maquiagem), Ana Júlia Costa , Xênia França, Lívia Leozzi e Jackson (modelos), Fênix (tranças e penteados) 


 
Rainha Africana: Tranças soltas e grossas estão na moda. Com um bonito lenço e uma amarração pode-se fazer uma super produção para qualquer evento.



Esse é o famoso Tererê (ou Dread Falso). Com ele é possível criar formatos diferentes e elaborar no colorido. Nesse caso, foi feito uma “tiara” de trança nagô (até metade da cabeça).






A maioria dos homens não são muito adeptos a mudanças no cabelo. Por isso, podem abusar da criatividade nos desenhos que a trança nagô permite.






Romantismo Angolano: As tranças nagô saem de um ponto central da cabeça e terminam em uma única linda trança comprida. Esse penteado é clássico entre as mulheres angolanas, e remete um ar super romântico.




LINK – Ubuzima
    Ubuzima, que em língua africana significa “União do corpo com a alma” é um Coletivo de Arte e Tranças Afro formado por seis jovens negras de Porto Alegre-RS: Cláudia Silva, Denise Fontoura, Fernanda Ferreira, Joseane Padilha, Malizi Gonçalves e Quênia Lopes. Criada em abril de 2002, tinha como objetivos iniciais suprir uma lacuna existente no mercado da moda do Hip Hop que se mostrava bastante tímido no que dizia respeito ao universo feminino, e o desejo de usar de uma moda mais própria e original. Desde então a Ubuzima exerce um papel fundamental de sensibilizar revelar a beleza da juventude negra, demonstrar a capacidade produtiva e de organização das mulheres negras e incentivar a geração de trabalho e renda, firmando sempre o comprometimento com a manutenção da cultura negra.


Contatos RJ: 
e-mail: ubuzima1@yahoo.com.br
www.ubuzimacorpoealma.blogspot.com     
         

0 comentários: